Mês da indústria 4.0

Iluminação

Filtros

Marca
Categoria
Potência
Tensão
Grau de Proteção
Cor
Acessório de:
Base
Bulbo
Comprimento
Temperatura Cor
Tipo de Lâmpada
Faixa de Preço
Produtos

ILUMINAÇÃO

Lâmpadas e luminárias fazem parte de todo projeto de iluminação. Seja para iluminar e decorar ambientes residenciais ou favorecer a concentração e o foco no ambiente de trabalho, é preciso escolher o tipo de lâmpada ideal para cada espaço.

Se você precisa de itens de iluminação de qualidade para o seu projeto, conte com quem é referência em loja de iluminação, conte com a Dimensional!

Quais são os principais tipos de lâmpadas?

Está buscando lâmpadas com o melhor preço? Na Dimensional, você encontra tudo para o seu projeto de iluminação residencial, comercial ou industrial.

Confira alguns dos principais produtos que você encontra aqui com os melhores ofertas do mercado:

Lâmpada LED

As lâmpadas de LED funcionam a partir de um diodo emissor de luz em contato com a corrente elétrica. Por isso, não geram calor, consomem até 90% menos energia, são totalmente recicláveis e podem durar até 100 mil horas.

Tudo isso faz com que elas sejam os modelos com o melhor custo benefício do mercado, sendo indicadas tanto para iluminação residencial quanto para iluminação em empresas e áreas públicas.

Lâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes geram luz a partir da reação de gases em contato com a energia elétrica. Esse tipo de lâmpada não gera calor, é econômica, tem boa eficiência energética e pode durar até 20x mais em comparação às lâmpadas incandescentes

É comum encontrarmos lâmpadas fluorescentes brancas, por isso, elas também são conhecidas como “luz fria”. Entretanto, também existem lâmpadas fluorescentes amarelas disponíveis no mercado.

Lâmpada a vapor

As lâmpadas a vapor, também conhecidas como lâmpadas de descarga, possuem um dispositivo que transforma energia elétrica em luminosa. Elas são mais duradouras e econômicas em relação aos gastos com luz.

Esse tipo de lâmpada tem alta potência e luminosidade. Por isso, são muito usadas em projetos de iluminação pública.

Lâmpada halógena

A lâmpada de halogênio faz uso de um halogênio, como bromo ou iodo, em reação com o fio de tungstênio para gerar a luz, por isso, podem gerar calor no cômodo. Mas, geralmente, esse tipo de lâmpada é usado apenas na iluminação decorativa.

A lâmpada halógena fica entre a incandescente e a fluorescente. Ela oferece uma redução de até 40% no consumo de energia em relação às incandescentes, mas não alcança tanta potência quanto as fluorescentes.

Iluminação para empresas

A iluminação para empresas e ambientes corporativos e industriais precisa ajudar na visualização de objetos e produtos, facilitando as tarefas dos colaboradores no dia-a-dia.

Por isso, o ideal é apostar em lâmpadas comerciais de cores frias (brancas), que estimulam a concentração e valorizam as cores reais dos objetos. As lâmpadas tubulares de LED são uma boa opção para esse tipo de iluminação, já que garantem um bom custo benefício em eficiência, economia e durabilidade.

Além disso, também é importante ter luminárias de emergência em todo o espaço para garantir a iluminação dos ambientes quando falta de energia e direcionar os trabalhadores para a saída em caso de emergência.

Iluminação residencial

Na iluminação residencial, cada ambiente pede um tipo de lâmpada ou luminária. Na iluminação da cozinha e do escritório, por exemplo, é importante ter uma luz branca para facilitar as tarefas, já na iluminação da sala e do quarto, a luz amarela traz pode trazer mais aconchego.

Na maioria dos casos, as lâmpadas de LED são as mais recomendadas para projetos de iluminação residencial. Isso porque elas consomem menos energia e podem durar mais tempo do que uma lâmpada fluorescente comum.

Iluminação decorativa

Enquanto a iluminação funcional para casas e empresas serve para iluminar o ambiente para realização de tarefas, a iluminação decorativa ilumina para melhorar a estética e tornar os espaços mais aconchegantes.

Por isso, as luminárias e lâmpadas decorativas podem ser encontradas em vários formatos e modelos para combinar com diferentes decorações. Geralmente, os tipos de luminárias mais comuns são os pendentes, arandelas, abajures, fitas de LED, spots embutidos e lustres.

Iluminação pública

A iluminação pública, também chamada de iluminação urbana, é aquela encontrada na cidade, como em postes, praças, monumentos e túneis. Esse tipo de iluminação é fundamental para clarear as ruas e garantir a segurança da população.

Geralmente, as luminárias para iluminação pública, principalmente nos postes, possuem lâmpadas a vapor, que são mais potentes por apresentarem menos brilho por watt. Entretanto, também é cada vez mais comum vermos lâmpadas de LED nesse tipo de iluminação.

Como definir a iluminação de um ambiente?

Para definir a iluminação ideal de cada ambiente, é importante considerar alguns fatores, como:

• Tonalidade da luz;
• Potência
• Posição da lâmpada;
• Tipo de lâmpada ou luminária;
• Funcionalidade.

Mas, independente da sua escolha, as melhores lâmpadas e luminárias para o seu projeto estão aqui! Na Dimensional, você encontra uma linha completa de iluminação das melhores marcas, como Philips, Ourolux, Decorlux, Ledvance, Siemens e outros.

Lâmpadas, luminárias, spots, projetores, reatores, soquetes e tudo o que você precisa para o seu projeto de iluminação, está na Dimensional!