Abril Verde - Dimensional

Automação industrial

Filtros

Marca
Categoria
Acessórios de:
Faixa de Preço
9992 Produtos

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O principal objetivo da automação industrial é permitir que a indústria possa produzir com maior qualidade e o menor esforço humano possível, melhorando os resultados e garantindo mais produtividade nos processos produtivos.

Se você precisa de equipamentos de automação de qualidade para o seu projeto, conte com quem é referência emloja de automação industrial, conte com a Dimensional!

O que são equipamentos de automação?

Equipamentos de automação industrial são softwares e máquinas capazes de realizar tarefas repetitivas, como status de funcionamento, medições e correções de processos, com mais rapidez, precisão e segurança do que a mão humana.

Com isso, os processos industriais se tornam mais otimizados, precisos e eficientes, além de reduzir as perdas na produção e aumentar a segurança operacional de todos os envolvidos.

Quais os principais equipamentos utilizados na automação industrial?

Está buscando equipamentos de automação industrial com o melhor preço? Na Dimensional, você encontra tudo para automatizar máquinas, processos e sistemas.

Confira alguns dos principais produtos que você encontra aqui com os melhores ofertas do mercado:

Chave de partida

Chaves de partida são comandos elétricos utilizados para fazer um acionamento on/off mais seguro de motores elétricos monofásicos e trifásicos.

Elas são essenciais porque, quando os motores são acionados, tendem a ter um pico de corrente que pode causar oscilação de toda a rede na qual estão conectados. Por isso, a chave de partida tem a função de auxiliar o início do movimento de forma mais equilibrada.

Controlador Lógico Programável

O Controlador Lógico Programável (CLP) é um computador mais robusto usado para controle e monitoramento de máquinas e processos na automação industrial.

O CLP pode monitorar e registrar dados, iniciar e parar processos automaticamente, gerar alarmes se uma máquina funcionar mal e muito mais. Com isso, é possível automatizar funções específicas, processos e até mesmo toda a linha de produção.

Encoder

O Encoder é um tipo de sensor que converte movimentos mecânicos circulares ou mudanças lineares em pulsos elétricos, fornecendo informações sobre o motor de rotação e a posição de um determinado equipamento.

As marcações enviam sinais ao CLP e permitem calcular variáveis como velocidade, aceleração, distância, rotação e posição. Por isso, esse é um equipamento muito presente na automação industrial, principalmente para controle de processos e economia de energia.

Fonte de Alimentação

As fontes de alimentação servem para transformar a energia elétrica que chega pelas tomadas em uma corrente elétrica contínua capaz de alimentar com segurança máquinas e equipamentos.

Principalmente na indústria, que atua com sistemas de automação de alta tensão e potência, as fontes de alimentação são essenciais para ajustar a corrente necessária e proteger o circuito contra picos de energia e instabilidade.

IHM

IHM é a sigla para Interface Homem Máquina, ou seja, interface de operação entre pessoas e sistemas. Trata-se de um software ou equipamento utilizado principalmente na indústria para facilitar a automação industrial.

A IHM geralmente está relacionada a uma tela instalada em um CLP com dados armazenados. Assim, ela permite a leitura das informações e interação dos operadores com o sistema para controle sobre máquinas ou processos.

Na automação, a IHM pode ajudar a monitorar processos, diagnosticar problemas, acompanhar o tempo de produção, supervisionar KPIs, visualizar dados ou apenas conferir a execução de um sistema.

Inversor de Frequência

Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que têm capacidade de controlar e alterar a velocidade de motores elétricos durante seu funcionamento sem a interferência de meios mecânicos, como válvulas e polias.

Esse tipo de controlador promove a variação da frequência e da tensão fornecida, possibilitando aumentar ou reduzir a velocidade do motor que aciona uma máquina. Por isso, é uma das partidas mais utilizadas na indústria.

Servomotores

O servomotor é uma das principais tecnologias utilizadas no processo de automação industrial. Trata-se de um dispositivo eletromecânico utilizado para controlar com precisão a velocidade, aceleração e a posição angular de um objeto.

A principal diferença entre um servomotor e os outros motores é que os servos possuem um encoder e um controlador acoplados para garantir movimentos de alta precisão, reversão rápida e desempenho acima da média.

Equipamentos de automação industrial é na Dimensional!

Para garantir segurança e precisão em um projeto de automação industrial, é importante não abrir mão de trabalhar com produtos de qualidade. Por isso, na Dimensional, você encontra uma linha completa das marcas líderes no mercado de automação: Schneider, WEG, ABB, Siemens e outras.

Garanta mais eficiência e economia em qualquer projeto com os equipamentos para automação da Dimensional. Tudo em até 10x sem juros, condições de frete grátis para todo o Brasil e ofertas especiais para compras com CNPJ.

CLP, IHM, inversor de frequência, servomotores e muito mais para o seu projeto de automação você encontra aqui!