Mês da Elétrica - Dimensional

Equipamento de proteção individual

Filtros

Marca
Categoria
Modelo
Tipo de Calçado
Tamanho
Cor
Utilização
Material
Biqueira
Solado
Fechamento
Palmilha
Forro
Antiestático
Característica Construtiva
Acessórios de:
Aplicação
Atenuação
CA
Cor da Taloneira
Cordão
Material Forro
Material Haste
Material Plug
Palma
Tamanho Plug
Tipo
Tipo Acessório
Tipo de Protetor Auditivo
Faixa de Preço
Produtos

EPI'S

Os Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para garantir a integridade física do trabalhador em ambientes que possam colocar sua segurança em risco, como na construção civil e nas indústrias.

A relação entre empresa, trabalhadores e EPIs é, inclusive, prevista pela Norma Regulamentadora número 6, que regulamenta o uso de Equipamentos de Proteção Individual no ambiente de trabalho.

Se você precisa de EPIs de qualidade para a sua empresa, conte com quem é referência em loja de EPIs para segurança do trabalho, conte com a Dimensional!

Quais são os principais equipamentos de proteção individual?

Está buscando equipamentos de proteção individual das melhores marcas com o melhor preço? Na Dimensional, você encontra tudo para garantir a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Confira alguns dos principais produtos que você encontra aqui com os melhores ofertas do mercado:

Luvas de proteção

As luvas de segurança garantem a proteção das mãos do trabalhador contra riscos mecânicos (como cortes e perfurações), físicos (como queimaduras e choques elétricos), químicos (como exposição a substâncias nocivas) e biológicos (como exposição a vírus e bactérias).

Para isso, existem vários tipos de luvas de proteção, em diferentes modelos, tamanhos e materiais. Os principais são:

• Luvas com resistência a corte;
• Luvas de PVC;
• Luvas de látex;
• Luvas de neoprene;
• Luvas de vaqueta;
• Luva de raspa;
• Luva nitrílica.

Cada tipo de luva tem uma finalidade, por isso, é importante fazer um levantamento dos riscos aos quais o trabalhador pode estar exposto antes de escolher o modelo ideal.

Capacetes de segurança

Os capacetes de segurança são fundamentais para garantir a proteção do trabalhador contra impactos na cabeça (crânio, face e pescoço). Não à toa, eles estão entre os EPIs mais comuns no ambiente de trabalho.

Os principais tipos de capacete de proteção são:

• Tipo l: capacete com aba total;
• Tipo ll: capacete de aba frontal;
• Tipo lll: capacete sem abas.

Além disso, os capacetes de segurança também podem ser classificados por cores e por classes. O capacete de proteção Classe A, por exemplo, é usado principalmente para construção civil, já o capacete de proteção Classe B, para prevenir contra choques elétricos.

Proteção auditiva

Os EPIs para proteção auditiva podem evitar danos permanentes na audição de trabalhadores que passam longos períodos expostos a níveis elevados de ruído.

O tipo de equipamento de proteção mais comum para essa finalidade são os protetores auriculares, também conhecidos como “tampões” ou “plugs”. Entretanto, também é possível encontrar outros modelos, como os protetores de “concha”, “fone” ou abafador de ruído.

Óculos de segurança

O uso do óculos de segurança é fundamental e obrigatório para garantir a proteção dos olhos do trabalhador em atividades que podem causar risco à visão, como indústrias, construção civil, produtos químicos, solda e manejo de vidros.

Os principais tipos de óculos para segurança do trabalho nesses setores são:

• Óculos de segurança escuro;
• Óculos de segurança transparente;
• Óculos de segurança verde;
• Óculos de segurança de grau;
• Óculos de segurança de sobrepor.

Assim como todo EPI, cada modelo é indicado para uma atividade. Por isso, é importante avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto e se são necessários modelos especiais, como óculos de proteção com lentes UVA e UVB.

Calçados de segurança

Os calçados de segurança garantem a proteção dos pés dos trabalhadores contra lesões como queda de materiais, cortes, perfurações, choques elétricos, variação de temperatura e ambientes escorregadios.

Geralmente, esse tipo de EPI é muito utilizado na construção civil, fábricas, indústrias e montadoras. Em ambientes úmidos, é preciso optar por um calçado de segurança impermeável, já em ambientes com risco de impacto, o ideal é um calçado de segurança com biqueira.

Proteção respiratória

Os equipamentos de proteção respiratória servem para garantir a proteção contra micro-organismos, poeiras, névoas, gases e outros agentes de risco que podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador.

De acordo com o Programa de Proteção Respiratória (PPR), os EPIs mais utilizados para esse fim são as máscaras faciais e os respiradores com filtros.

Esses equipamentos podem ser reutilizáveis ou descartáveis e com proteção semifacial ou facial total. No caso das máscaras de proteção e dos respiradores descartáveis, a classificação também pode ser feita de acordo com o nível de proteção entre os modelos PFF1, PFF2 e PFF3.

Quem deve fornecer os equipamentos de proteção individual?

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 6, é obrigação da empresa fornecer equipamentos de proteção individual sempre que:

• As medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção à saúde e segurança do trabalhador;
• As medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
• For necessário atender a situações de emergência.

Também é responsabilidade do empregador adquirir equipamentos de proteção específicos para o risco de cada atividade. Por isso, na Dimensional, você encontra uma linha completa de EPIs e EPCs das melhores marcas, como Marluvas, 3M, Legrand, Honeywell, Bracol e outros.

Equipamentos de proteção individual e coletiva para segurança no trabalho você encontra aqui!